Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011


Abordagem Sistêmica em Administração


Resumo

A concepção da teoria dos sistemas gerais ajudou na consolidação dos conhecimentos científicos servindo como base para sua unificação, ao longo de um amplo espectro. Existe uma importante distinção entre os tipos de sistemas que esta vinculada a sua capacidade de interação com o ambiente onde eles estão inseridos, dessa maneira é possível distinguir os sistemas em “abertos” onde existe essa interação ou “fechados” quando não existe uma interação com o ambiente. (KAST, 1980)

Os sistemas também estão classificados em nove níveis, os três primeiros (estrutura estática, dinâmico simples e cibernético) são considerados sistemas mecânicos ou físicos e são considerados sistemas fechados. Os três níveis seguintes (Estrutura que se mantem sozinha, sistema genético-social e sistema animal), dizem respeito aos sistemas biológicos, constituindo campo de interesse dos biólogos, dos botânicos e zoólogos e são classificados como sistemas abertos. Por fim os últimos três escalões também classificados como sistema aberto (humano, social e Transcendental), relacionam-se aos sistemas humanos e sociais e constituem o campo de interesse das ciências sociais, bem como os das artes, das humanidades e da religião. (KAST, 1980)

A teoria tradicional das organizações utilizou-se de um enfoque estruturado em alto grau, e de sistema fechado. No entanto a teoria moderna voltou-se para uma perspectiva de sistema aberto. Onde a organização é um sistema dinâmico, constante mudança e em constante adaptação às pressões internas e externas, e que encontrasse em constante evolução. Conforme Kast (1980, p.129), “A organização é um sistema formal, influenciado pela estrutura social interna e sujeito à pressão de um ambiente institucional”. Conforme Homans (1950), citado em Kast (1980, p.129), a organização é composta:

“por um sistema ambiental externo e por um sistema interno de relações, sistemas esses, interdependentes. O sistema social contém três elementos. As tarefas que as pessoas executam são as atividades. Entre as pessoas, na execução das tarefas, ocorrem interações, e o que acontece entra tais pessoas são emoções e esses elementos são dependentes entre si”

Segundo Kast (1980) esta visão trata as organizações como um sistema de componentes e variáveis mutuamente interdependentes, fazendo parte de um sistema global da sociedade. A teoria moderna das organizações e a moderna teoria geral os sistemas tem uma estreita relação entre si. Muitos dos conceitos baseados em sistemas oriundos do estudo de outros sistemas ganham sentido no estudo das organizações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário