Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pagamento pelo celular


Um projeto do Sebrae/RJ e da Associação Comercial do Rio de Janeiro, a Rede Ello Empreendedor, está garantindo mais uma facilidade aos freqüentadores e turistas da orla carioca, que podem comprar com cartão de crédito, de diversas bandeiras, os petiscos e bebidas que consomem na praia, e os valores são debitados via celular. Atualmente, 50 barracas da zona sul carioca já oferecem a novidade, mas a previsão é chegar a cerca de 500 baraqueiros já no verão. O sistema, pioneiro no país, foi tema de reportagem no Jornal Nacional, da TV Globo. Inicialmente, o projeto será piloto e contemplará os barraqueiros que fazem parte da Associação do Comércio Legalizado de Praia (Ascolpra), que abrange as praias da zona sul, do Leme ao Leblon. O Sebrae/RJ capacitou os barraqueiros para esta inovação, desenvolvida pela NeuralNet. O objetivo é fazer com que estes empreendedores passem a integrar o sistema financeiro formal, aumentar sua capacitação e incentivar sua legalização.
Como funciona - Trata-se de um serviço de automação comercial disponibilizado para estes empreendimentos e que permitirá que as contas sejam pagas via celular, com cartões de crédito de diversas bandeiras. Cada barraqueiro terá uma máquina que funcionará para ele como uma espécie de caixa registradora. O ambulante insere nesta máquina os dados das vendas realizadas durante todo o dia. Já o banhista, para pagar sua conta nas barracas participantes do projeto, por meio do cartão de crédito, deve pedir um convite ao barraqueiro. Este convite possui um número que permitirá o acesso do banhista ao cadastro, através do site http://www.elloempreendedor.com.br/.
O cadastro é completado, depois, por meio do celular. Basta ligar para uma central de atendimento automático. Um sistema irá guiá-lo e o cliente deverá informar CPF, número de cartão de crédito e data de validade. Em seguida, criará sua senha pessoal. A partir daí, ele estará apto a realizar pagamentos através da Rede Ello Empreendedor.
Como surgiu - No início de 2007, a Associação Comercial do Rio de Janeiro articulou a criação do Fórum do Rio - do qual o Sebrae/RJ faz parte - que constitui uma inovação institucional de integração entre instituições privadas e públicas para promoção da atividade empresarial com o aproveitamento do espírito empreendedor e expansão de mercado de forma inclusiva. Os projetos desenvolvidos no Fórum do Rio são voltados à recuperação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; redução da pobreza; combate à violência; organização urbana e melhoria da qualidade dos serviços públicos. Nessa perspectiva foi desenvolvido o Projeto Cartão Rio Empreendedor, sob a coordenação técnica do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) que, posteriormente foi reconfigurado com apoio do Sebrae/RJ, surgindo, assim, a Rede Ello Empreendedor.
O projeto visa ao fortalecimento das micro e pequenas empresas e representa a integração simultânea do acesso aos meios eletrônicos de pagamento e a serviços financeiros, da capacitação continuada para gestão do negócio e da formalização do empreendimento. O público-alvo a ser atendido são os empreendedores formais e informais da região Metropolitana do Rio de Janeiro, melhorando o ambiente de negócios local e construindo soluções inovadoras entre entidades privadas e públicas na promoção da atividade empresarial.