Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cloud Computing para redução de emissões



Empresas com Data Centers terceirizados podem poupar milhares de dólares por ano em custos com energia, bem como fazer cortes significativos nas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs), de acordo com um estudo recente.
Com base na poupança de energia dos clientes da NetSuite, uma companhia de Software como serviço (SaaS), as empresas podem poupar uma média de US$ 10.000 por ano, terceirizando suas necessidades de computação para empresas altamente eficientes e otimizadas.
Um estudo feito pelo Greenspace, um fornecedor de materiais para edifícios verdes, constatou que os clientes da NetSuite que adquiriram um software combinado de Planejamento de Estoque e Gestão de Clientes pouparam US$ 61 milhões em energia, por ano. A poupança de energia, de quase 595 milhões de quilowatts-hora, resultou na redução de emissões GEEs equivalentes a 423.000 toneladas métricas de CO2.
Os resultados reafirmam a noção de que o Cloud Computing, terceirização cada vez mais utilizada de aplicações, armazenamento e outras funções para empresas especializadas, é uma promissora prática de negócios sustentáveis.
Os fornecedores de Cloud Computing são capazes de concentrar seus esforços em maximizar o desempenho e a eficiência de suas operações de computação, podendo atingir um desempenho de utilização muito superior às empresas, especialmente as pequenas, com menos recursos de TI.
Recentemente, a Microsoft anunciou que a versão 2010 do pacote Office estará disponível em uma versão online gratuita, semelhante ao serviço Google Docs. Estas duas empresas mostram como os serviços em Cloud Computing podem ser eficientes, pois ambas atingiram liderança no setor, por seus níveis de eficiência energética nos Data Centers.
Paralelamente à pesquisa da Greenspace, disponível em Relatório (PDF), a NetSuite anunciou um desconto de 50% para novos assinantes de seu software. A Greenspace, que também é cliente da NetSuite, utilizou o projeto de pesquisa como uma oportunidade para desenvolver o seu sistema EcoMetrics Scorecard, que visa ajudar as empresas a avaliar corretamente os aspectos sustentáveis ou potenciais de suas operações.


Fonte: Agenda Sustentável


HSM Online